Dick Sutphen
Nascimento da conversão
"Conversão" é um eufemismo para "lavagem cerebral".
Em 1735, Jonathan Edwards descobriu as técnicas por acidente durante uma cruzada religiosa em Northampton, Massachusetts. Percebeu que induzindo culpa e tensão, os "pecadores" presentes sucumbiam e submetiam-se completamente aos seus comandos. Edwards estava criando condições que expunham o cérebro totalmente, deixando-o assim sujeito à reprogramação.
A nova programação, em forma de sugestão, substituirá suas idéias antigas. A meu ver, a maioria dos pregadores não sabe que está usando técnicas de lavagem cerebral. Acredito fortemente que essa é uma das principais causas do aumento no fundamentalismo cristão,
especialmente na sua versão televisionada, enquanto a maioria das religiões ortodoxas está definhando.
especialmente na sua versão televisionada, enquanto a maioria das religiões ortodoxas está definhando.
As Três Fases Cerebrais
Os Cristãos podem ter sido os primeiros a utilizar com sucesso a lavagem cerebral, mas nós temos que nos voltar a Pavlov, o cientista russo, para obtermos uma explicação científica.
1º fase equivalente: o cérebro da a resposta idêntica a estímulos fortes ou fracos.
2º fase paradoxal: nela o cérebro responde mais intensamente aos estímulos fortes que aos fracos.
3º fase ultraparadoxal, onde padrões de respostas e comportamentos condicionados invertem-se de positivo para negativo ou vice-versa.
2º fase paradoxal: nela o cérebro responde mais intensamente aos estímulos fortes que aos fracos.
3º fase ultraparadoxal, onde padrões de respostas e comportamentos condicionados invertem-se de positivo para negativo ou vice-versa.
Progressivamente, através de cada fase, o grau de conversão torna-se maior. Os meios para alcançá-la são extremamente variados, mas o primeiro passo é enfocar e trabalhar nas emoções do indivíduo ou grupo até que isso produza níveis anormais de raiva, medo, excitação ou tensão.
Como conseqüência, essa condição impede o discernimento claro e aumenta a sugestionabilidade. Quanto mais esse estado for mantido ou intensificado, mais crescem seus efeitos. Uma vez atingida a catarse, ou "primeira fase mental", a manipulação torna-se mais fácil, e assim as programações mentais preexistentes podem ser substituídas por novos padrões de comportamento e pensamento.
Outras armas fisiológicas comumente usadas para modificar as funções cerebrais são o jejum, dietas radicais ou com excesso de açúcar, técnicas de respiração, iluminação especial, efeitos sonoros...
Como Agem os Pregadores
Vá a alguma igreja e sente-se entre o meio e o fundo (preferencialmente no terceiro quarto). Alguma música repetitiva será tocada enquanto as pessoas organizam-se para começar a cerimônia. Essas músicas oscilam entre 45 a 72 por minuto (um ritmo próximo ao do coração humano), são hipnóticas e podem gerar estados alterados de consciência em uma alta porcentagem dos indivíduos, mesmo que mantenham os olhos abertos. Uma vez que as ondas cerebrais alfa sejam predominantes, você torna-se no mínimo 25 vezes mais sugestionável do que no estado beta de consciência.
Técnica da "Voz Cadenciada"
A "Voz Cadenciada" é um padrão, um estilo de fala ritmada usada por hipnotizadores para induzir transe. Na prática, o orador parece estar seguindo o ritmo de um metrônomo, como se enfatizasse cada palavra num estilo monótono e padronizado. Após induzir um estado alterado de consciência, passam a ter como objetivo gerar excitação e expectativa na audiência.
Na maioria desses encontros, após o "testemunho", segue-se um sermão predominantemente baseado no medo. Depois de ouvir numerosos casos de curas milagrosas, as pessoas normais na platéia com problemas simples estarão convictas de que podem se curar.
Processo de Decognição
Primeiro passo:
comprometer a atenção e vigilância.
Segundo passo:
confundir.
Terceiro passo:
suprimir o pensamento.
A grande maioria dos "crentes cegos" pode ser dividida em três classes:
1) as pessoas inseguras;
2) as mentalmente desequilibradas;
3) as "solitárias", sem esperanças e amigos.
2) as mentalmente desequilibradas;
3) as "solitárias", sem esperanças e amigos.
Técnicas de Persuasão
Suponha por um momento estar assistindo um político discursar. A primeira parte desse discurso é a "axiomática". Ele tentará condicionar os seus ouvintes a concordar com tudo o que diz fazendo afirmações indiscutivelmente verdadeiras. Às vezes, durante essa parte, as pessoas até balançam suas cabeças em sinal de concordância. A próxima etapa é a dos "truísmos". São verdades discutíveis, mas uma vez que o político já possui o assentimento da audiência, é provável que continuem a concordar. Por último vem a "sugestão". É a parte na qual o político diz o que você deve fazer.
No discurso abaixo, as três primeiras sentenças são "axiomas", as próximas três são "truísmos" e a última uma "sugestão".
"Senhoras e senhores, vocês estão revoltados com os altos preços dos produtos alimentícios? Estão cansados do preço astronômico da gasolina? E também da inflação fora de controle? Bem, vocês todos sabem que o outro partido permitiu que a inflação chegasse a 18% ano passado; também devem saber que o crime aumentou 50% no país nos últimos 12 meses. Ainda por cima, seus salários mal estão cobrindo as despesas. A resposta para todos esses problemas é eleger John Jones para o Senado Estadunidense."
0 comentários:
Postar um comentário